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O futuro do mercado

Influenciadores criam conteúdo para seu público, aumentando a demanda por especialistas em marketing de influência e gerando novas oportunidades para marcas

Qual o papel dos Influencers afinal?

Os influenciadores digitais, comunicam seus espectadores através de conteúdos de acordo com o publico. Ao passo que cada dia os profissionais especializados em entender esse mercado de influência tem sido altamente procurados pelas marcas e agências criando novas oportunidades.

Como o rádio ou a TV, quando um novo meio de comunicação surge, com o tempo ele é incorporado à gama de todos os outros meios. Com os influenciadores é parecido, enquanto eles podem não viver mais sua era de ouro de predominância total dos esforços de marketing das empresas, com o tempo, eles se tornaram parte indispensável do orçamento de publicidade das marcas, principalmente no mercado da moda.

O surgimento de novas redes sociais e o sucesso do TikTok entre a nova geração provam que essa realidade está longe do seu fim. Por outro lado, também há uma saturação do mercado de criadores de conteúdo, demandando um esforço maior das marcas e agências em mapear os mais relevantes e capazes de transformar a influência em vendas.


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Ao mesmo tempo que surgem mais influenciadores, o número de pessoas nas redes sociais também cresce e os parâmetros mudam. Se muitas pessoas têm muitos seguidores e quase todo mundo desempenha um papel de influenciador nas redes, é preciso segmentar e nichar. Macroinfluenciadores com nicho pouco definido tem perdido influência, ao passo que microinfluenciadores mais nichados ganham relevância. Na mesma ideia, as pessoas buscam ser influenciadas por pessoas que tem algo a dizer, além de fotos – e vídeos – bonitos em seus feeds. O que muitas vezes é colocado como o fim dos influenciadores pode ser, na verdade, apenas uma mudança e reorganização de um mercado em constante transformação. E também exige que marcas se reorganizem e demandem profissionais especializados em mapear, criar estratégias dedicadas e analisar resultados das ações com influenciadores.

As pessoas também estão cada vez mais buscando seguir conteúdos com os quais se identificam política e ideologicamente. Pessoas que movimentam a comunidade local, tem posicionamentos político-sociais claros e que são vozes ativas contra problemáticas sociais e recebem atenção por sua autenticidade. Para investir nesses influenciadores, o maior ponto de atenção deve ser a congruência entre os valores do influenciador, da marca e do seu público.

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Referências: FFW

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